A formação de professores e o uso de recursos da informática na rede pública: o ensino interdisciplinar do tema transversal ambiente

Por Rosangela Maria Cunha em 15 de fevereiro de 2009
Contribuição de tecnologias da informática no ensino do ambiente com abordagem interdisciplinar. O trabalho toma como exemplo duas realidades: o ensino fundamental e superior no que se refere à aplicação dessas novas linguagens tecnológicas no processo de formação de professores. A construção de novas possibilidades de trabalho em conjunto entre universidade e escola de ensino básico, além da utilização de recursos didáticos por meio de novas tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem do aluno são requisitos fundamentais para a formação de professores.

Introdução

Este texto é a expressão do resultado da pesquisa5 sobre a questão da formação docente em tempos de TIC (Tecnologias da Informática na Comunicação).
Apresenta-se a temática recursos da multimídia aplicados ao ensino do tema transversal ambiente, no ensino básico, de acordo com uma abordagem interdisciplinar. Focalizam-se duas realidades: o ensino fundamental e superior no que se refere à inovação educacional, e quanto à aplicação dessas novas linguagens tecnológicas no processo de formação de professores.
O respaldo deste trabalho encontra-se vinculado aos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), cuja recomendação do emprego de novas linguagens tecnológicas no ensino é indiscutível, pois há necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e instrumentalizados exigidos pelas demandas sociais.
A proposta de estudo teve como objetivos: construir novas possibilidades de trabalho conjuntamente entre universidade e escola de ensino básico; avaliar os recursos didáticos, por meio de novas tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem do aluno do ensino básico com vistas à formação continuada do professor, buscando justificar com propriedade o uso da multimídia-internet na escola, uma vez que ela melhora o ensinoaprendizagem (CUNHA, 2002).
As abordagens pedagógicas nos softwares educacionais Os SE (softwares educacionais) são ferramentas valiosas no futuro profissional dos alunos, contudo, cabe ao professor formador universitário não perder de vista o paradigma educacional, e trabalhar segundo os modelos de aprendizagem que predominem nos softwares a serem utilizados como material didático.
O parâmetro para análise dos SE deve ser sempre o paradigma educacional atuante. Segundo Freire (1998, p. 51-52), “o que importa, na formação docente, não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superada pela segurança, do medo, que, ao ser ‘educado’, vai gerando a coragem”.
Na abordagem instrucionista, utiliza-se o computador para informar o aluno, como uma máquina de ensinar6. Aprender é acumular informações, memorização por meio da repetição do professor. Considera-se o erro do aprendiz como algo inadequado e, portanto, deve ser corrigido/evitado.
Já a abordagem construcionista supõe que os alunos devem “pescar” por si próprios o conhecimento de que precisam. De acordo com Papert (1994), a educação organizada ou informal pode ajudar, principalmente certificando os educandos de que eles encontram-se apoiados moral, psicológica, material e intelectualmente em seus esforços, criando “micromundos”.
Na aprendizagem por construção, o conhecimento prévio dos alunos é valorizado, tomando-o como ponto de partida para a formulação de novos conhecimentos. Assim, aprender é tornar mais complexo o conhecimento cotidiano, fazendo com que a aprendizagem ocorra por mudanças conceituais, no sentido de evolução de conceitos já existentes. Trata-se do que Piaget denomina de aprender a aprender.


A importância dos recursos da informática na formação de professores

Sobre o uso da informática nas licenciaturas do Centro Universitário UNIFIEO, os alunos pesquisados consideram importante trabalhar interdiciplinarmente. Refletem que o ensino precisa acompanhar os avanços tecnológicos, uma tendência cada vez maior em nosso contexto histórico.
Enfatizam que a educação deve estar em contato com os meios de comunicações atuais e reforçam a importância da diminuição da distância tempo – espaço. Contudo, ressalvam que as TIC ainda são pouco utilizadas pelos professores nos cursos de licenciatura. Segundo os aluno, 70% de seus professores utilizam a Internet, contudo 40% indicam que só alguns de seus professores usam os CD-ROM, sendo que 60% fazem uso de programas da Microsoft Office como Power Point, Excel e Word.
Em relação às TIC, a atuação profissional do aluno das licenciaturas do UNIFIEO, como professor no ensino básico, reproduz a aprendizagem oferecida nos seus cursos de origem. Nas escolas, locais de trabalho desses alunos, 82,9% delas possuem computadores, e em apenas 42,7% há internet e 54,3% possuem CD-ROM.


A formação continuada de professores – Teia do Saber – e o uso dos recursos da informática educacional nos programas de ensino

Com objetivo de comparar o nível de formação dos alunos do UNIFIEO com aqueles de outra instituição que oferece profissionais para a Rede Pública Estadual de Ensino, constatou-se que dos professores que buscaram a atualização profissional por meio da Formação Continuada – Teia do Saber, a maioria leciona no ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e Médio. O computador e a internet são utilizados por 60% dos professores como recursos de multimídia e apenas 24% fazem uso de CD-ROM educacional. De acordo com os professores que utilizam computadores e internet os aparelhos são empregados em Projetos na Unidade Escolar, enquanto 27% usam estes recursos apenas para ministrar suas aulas.
No que se refere às sugestões de certas atividades realizadas com o uso de internet, 55% indicam o uso para pesquisa e 45% desses professores não opinaram. Com relação ao uso de CD-ROM, as sugestões mais citadas são: uso para pesquisa 11%, Laboratório Virtual 11%, animação de aula e palestras 2,2%. Entretanto, a metade dos docentes pesquisados não deu nenhuma sugestão para o uso de CD-ROM.
Dos resultados obtidos nas respostas dos alunos pesquisados e de outras IES (Instituto de Ensino Superior), observa-se que não existem diferenças significativas na formação de professores com relação ao uso de recursos da informática. Acrescenta-se a necessidade de revisão deste tópico nos projetos pedagógicos para uma capacitação tecnológica mais completa dos futuros professores, estudantes do Terceiro Grau.
Observou-se que já há uma sensibilização no uso de ferramentas tecnológicas com uso da informática. Os alunos dos cursos de licenciaturas do UNIFIEO têm acesso aos recursos (15 laboratórios), possibilitando a elaboração de material didático, ao contrário dos professores do ensino Básico (Teia do Saber) cujo acesso em quantidade e qualidade revela-se insuficiente.
Notamos também que poucos professores (Teia do Saber) utilizam os recursos de informática para a preparação de suas aulas. Estas dificuldades seriam diminuídas com o aumento da quantidade de computadores (salas de multimídias), bem como de recursos didáticos e da melhor capacitação destes profissionais no uso das TIC. Segundo dados do Prof. Luiz Basualdo (FDE), mesmo com a implantação de um maior número de computadores por escola no Ensino Básico, a dificuldade maior indica a falta de material didático (CDROM) para trabalhar conteúdos programáticos. Ressalta-se ainda a preocupação com a ausência de profissional especializado capaz de dar suporte aos professores, no ensino e avaliação dessas novas linguagens.


Considerações Finais

Na produção de materiais didáticos com base nas TIC, exige-se um projeto interdisciplinar com a participação de professores e produtores de multimídia, sem perder de vista o objetivo principal da educação, ou seja, o educando, base e sujeito da sua aprendizagem. Os resultados obtidos reforçam ainda a preocupação frente à carência de profissional especializado, que possa auxiliar os professores, no ensino e avaliação dessas novas linguagens. Nesse sentido, o UNIFIEO oferece cursos de pós-graduação que auxiliam a capacitação profissional em TIC com vistas a atender essa demanda vigente.


Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Temas Transversais -Brasília: MEC/SEF, 1998.

CUNHA, R. M. As Tecnologias multimídia – telemática na prática de ensino do meio ambiente: uma abordagem interdisciplinar. Tese (Doutoramento em Geografia Humana). Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade São Paulo: São Paulo, 2002.

FREIRE, P. Papel do planejamento na construção do projeto político pedagógico da escola, Cadernos da escola cidadã. São Paulo: IPF, 1998.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.



AUTORES
CUNHA, R. M.; BAROLI, A. A.; ROSSI, M. H. B.; SOUSA, M. C. S. de

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