Softwares anti-plágio

Por EaD Planet em 3 de novembro de 2013
Veja alguns softwares que auxiliam na detecção de plágio.

AntiPlagiarist - ACNP Software 
Compara múltiplos documentos rapidamente, procurando por trechos de textos que foram copiados e colados. Os fragmentos suspeitos são relatados em um formato de fácil compreensão, contendo os trechos suspeitos, número de linha e coluna onde se encontram em seus respectivos documentos e o número de caracteres contidos em cada um.
Site: http://www.anticutandpaste.com/download
Custo: Gratuito

CheckForPlagiarism.net 
Ajuda a procurar por plágio em qualquer tipo de documento, utilizando as tecnologias mais recentes e avançadas, para identificar e apontar até mesmo as tentativas mais sutis de plágio, intencionais ou não intencionais.
Algumas características:
- Verificação em base de dados: análise profunda que inclui milhões de trabalhos, assinaturas e artigos submetidos no mundo todo.
- Verificação na Internet.
- Verificação em publicações: análise profunda e detalhada em vários tipos de materiais como livros, artigos, revistas, periódicos, jornais, PDFs, etc.
- Verificação de sinônimos e estrutura da frase: analisa se a frase de um documento foi parafraseada impropriamente e portanto, é susceptível a plágio. Além disso, palavras e frases são submetidas a uma verificação de sinônimos para identificar até as mais sutis tentativas de plágio. 
Site: http://www.checkforplagiarism.netCusto: Pago

CopySpider 
Software brasileiro, criado por Clever Marcos Teixeira. O CopySpider é software anti-plágio (detector de plágio) freeware, de interface simples e intuitiva, com alto desempenho computacional para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet. Ele pode ser configurado para o Inglês ou Português (Brasil). Também é possível escolher um nível de rigor para a busca na internet (rápida, normal ou detalhada). Sugere-se a análise de possível existência de plágio para documentos com semelhança acima de 3%. O programa aceita como entrada os arquivos nos formatos DOC, PDF, TXT, HTML, RTF, DOCX, PPT, PPTX, XLS e XLSX, sendo compatível com os sistemas Windows XP, Vista, 7, 8, 2000, 2003 e 2008.
Site: http://www.copyspider.com.br
Custo: Gratuito

Ephorus 
Oferece uma opção de integração de serviços, na qual os estudantes podem submeter os trabalhos digitalmente ao professor (por alguma plataforma de ensino-apredizagem) e ao mesmo tempo para o Ephorus (invisivelmente). Quando o Ephorus achar algum exemplo de plágio, uma notificação é enviada imediatamente por e-mail. É possível configurar o nível de sensibilidade para o alarme anti-plágio, o que significa que a notificação só será enviada quando as semelhanças encontradas forem maiores que um valor previamente determinado. É possível criar uma conta para demonstração.
Site: http://www.ephorus.pt

eTBLAST
Identifica a duplicação de palavras-chave e compara a proximidade e o encadeamento de palavras, entre outras variáveis. Oferece um método eficiente e rápido para conduzir buscas na literatura científica e permite aos editores de revistas identificar a prática de ocorrências questionáveis de publicação. A ferramenta também é útil para pesquisadores que desejam verificar se e quando o tema do projeto em questão que estão trabalhando foi objeto de publicações anteriores, não apenas para ampliar o conhecimento, mas também para identificar possíveis colaboradores.
Site: http://etest.vbi.vt.edu/etblast3/

Farejador de plágios 10.1 
Software brasileiro, criado pelo professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Contestado-SC, Maximiliano Zambonatto Pezzin. O rastreador busca dados e informações em diversos sites para acusar o plagiamento em um trabalho acadêmico através de um software instalado, por download, no computador. O programa faz a análise em trabalhos que são submetidos eletronicamente (upload). A versão gratuita analisa apenas uma parte do arquivo enviado (50% do arquivo com tamanho até 300 kb). A verificação completa é disponibilizada apenas para assinantes.
Site: http://www.farejadordeplagio.com.br
Custo: Gratuito (sem registro); Pago (R$19,90 com registro)

Plagiarism advice
Tem por objetivo mostrar abordagens inovadoras para identificação de plágios e as melhores práticas adotadas pela comunidade acadêmica.
Site: http://www.plagiarismadvice.org
Custo: Versão gratuita para teste

Plagiarism Detect 
Sistema preciso de detecção de plágio:
- Verifica número ilimitado de páginas com boa precisão e sem demora.
- Nova tecnologia multi-níveis com escaneamento inteligente (SMART).
- Opção de “enviar resultados por e-mail”.
- Escaneamento em várias ferramentas de busca bem como recursos adicionais de escaneamento com a opção de carregar o arquivo.
Recursos adicionais no MS-Word 2007:
- Verifica textos diretamente no MS-Word 2007.
- Revisa, salva, envia e imprime relatório do MS-Word 2007.
- Economiza tempo ao não ter que ficar alternando entre a tela do software e a do MS-Word 2007.
Site: http://www.plagiarismdetect.com/
Custo: Gratuito (uso limitado); Pago (análises avançadas)

Não Plagiarisma - online 
Detector de plágio que pode ser utilizado online, sem precisar ser instalado no computador. São suportados mais de 190 idiomas, inclusive o português. Basta incluir um pequeno trecho de texto para iniciar a pesquisa. A pesquisa é rápida e em alguns segundos é emitido um relatório com todas as páginas que contém o texto plagiado. O resultado também inclui resultados semelhantes, que podem não ser, necessariamente, plágio, mas são bastante “parecidos”, ou seja, suspeitos. Ao final, tem-se um sumário com a quantidade de palavras, sentenças e um percentual de originalidade, que mede a chance do texto ter sido plagiado.
Site: http://plagiarisma.net
Custo: Gratuito

Não Plagium - Online 
Site gratuito que rastreia a internet para identificar se alguém plagiou seu material: você pode informar um trecho do texto ou um endereço (URL) para análise. A análise não é feita em arquivos, mas em fragmentos inseridos em uma caixa de textos. O resultado sai na hora, inclusive com uma linha do tempo, para saber quando cada site publicou algo seu.
Site: http://www.plagium.com
Custo: Gratuito

Não Plagius - Detector de Plágio Personal 2.0 
Software que foi inventado e defendido pelo formando em Ciência da Computação, Gustavo A. Henning, em seu trabalho de conclusão de curso e popularizado na internet para ajudar a melhorar o nível dos trabalhos acadêmicos.
Site: http://www.plagius.com/s/br/Versoes.aspx
Custo: Gratuito para teste

Safe assign
Serviço de detecção de plágio que pode ser utilizado por instituições de ensino que possuem licença de uso do Blackboard (plataforma virtual de aprendizagem).
Site: http://safeassign.com/

Turnitin 
Site americano com serviços voltados para a identificação e prevenção do plágio que agrega ferramentas educacionais.
Site: http://www.turnitin.com
Custo: Pago

Viper 
Utilitário que ajuda a detectar plágio em documentos armazenados no computador, rede ou internet. Os formatos compatíveis são: DOC, RFT, HTML e TXT. Após instalação, o software analisa os documentos com base nos parâmetros de pesquisa determinados. O tempo de busca varia de acordo com o computador e a conexão a internet. Após concluir a busca, o software lista os resultados em uma tabela, com links das páginas que tenham sido detectadas como possíveis originários do texto.
Site: http://www.scanmyessay.com
Custo: Gratuito

Fonte: Portal da escrita científica USP São Carlos

0 comentários:

Postar um comentário