Arquivo do Estado lança exposição virtual sobre manuscritos

Por Rosangela Maria Cunha em 9 de junho de 2011
O Arquivo Público do Estado de São Paulo lançou a exposição virtual “Manuscritos na História”, com o objetivo de mostrar as mudanças pelas quais o documento manuscrito passou ao longo do tempo. Ao todo são 145 manuscritos, digitalizados especialmente para esta exposição, que foram escolhidos entre os quase 9 mil metros lineares de documentos sobre a História de São Paulo que fazem parte do acervo da instituição.

Dividida em dez ambientes, a exposição traz diversos tipos de manuscritos, tanto particulares quanto públicos. O documento mais antigo é um testamento de 1707, enquanto que o mais "recente" é uma certidão de nascimento do ano de 1942. Também são encontradas cartas, ofícios, inventários, documentos de identidade, autuações, processos judiciais, requerimentos etc. Documentos bastante diferentes, mas com algo em comum: o fato de terem sido escritos à mão.


Trajeto de viagem de D. Pedro I

A variedade de documentos expostos é grande: é possível ler a Constituição Política do Estado de São Paulo, de 1891, na qual o Estado declara sua autonomia e soberania política. Para os fãs de literatura, há o manuscrito do poema "Círculo Vicioso", de Machado de Assis. Do acervo pessoal de Altino Arantes, presidente de São Paulo entre os anos de 1916 e 1920, uma carta de Julio Prestes escrita em 1942. Já na seção "Documentos de Identificação", é possível descobrir as mudanças pelas quais certidões de nascimento, títulos de eleitor, passaportes e carteiras de habilitação passaram ao longo dos anos.

"Manuscritos na História" é voltada para professores e estudantes de Ensino Básico e demais interessados no tema, podendo ser aproveitada tanto no ensino de História, quanto em outras disciplinas, como a Língua Portuguesa. Uma das propostas da exposição virtual é promover o uso dos manuscritos históricos como recurso didático. Para isso, a exposição conta com nove sugestões de atividades pedagógicas que trazem documentos de época para serem analisados pelos alunos.

De acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), o uso de documentos históricos em sala de aula pode ser adotado desde os primeiros anos do Ensino Básico. Contudo, a exposição virtual traz atividades indicadas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, mas que podem ser trabalhadas em outros anos escolares, a critério do professor. As atividades focam em questões sobre os tipos de documentos produzidos na forma manuscrita e não no seu conteúdo. Completam a exposição uma seleção de fontes primárias, que traz mais documentos de época, e uma bibliografia com textos sobre o assunto.

A exposição ficará disponível permanentemente no site http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_manuscrito

Fonte: Governo do Estado de São Paulo - Casa Civil

Leia também: Arquivo Público digitaliza documentos sobre a História da Educação em São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário