Pronasci oferece 200 mil vagas de ensino à distância

Por EaD Planet em 21 de janeiro de 2010
Profissionais de segurança pública de todo o país podem se inscrever, entre 26 e 30 de janeiro, em 57 cursos gratuitos da Rede Nacional de Educação a Distância (EAD) do Ministério da Justiça. Serão oferecidas 200 mil vagas para policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais.

A expectativa é que as vagas sejam preenchidas antes do término do prazo de inscrições. No último ciclo de cursos, por exemplo, 180 mil vagas se esgotaram em menos de 24 horas. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Neste 18º ciclo da Rede EAD serão oferecidos seis novos cursos: Papiloscopia 2, Identificação Veicular 2, Fiscalização de Excesso de Peso, Mediação de Conflitos 2, Espanhol 1 e Cartéis. Os cursos de 40 horas serão realizados entre 25 de fevereiro e 31 de março. Os de 60 horas vão até 14 de abril.

Bolsa formação — Os profissionais que recebem salário inferior a R$ 1,7 mil poderão, ainda, aderir ao projeto Bolsa Formação, também do Pronasci. Com foco na qualificação e valorização profissional, o projeto garante um incentivo mensal de R$ 400 a quem participa dos cursos na área de segurança pública — em muitos estados, o adicional representa até 1/3 do salário dos policiais. Até dezembro de 2009, 160 mil policiais recebiam o benefício em 25 estados.

Mesmo à distância, os alunos contam com a ajuda de tutores que tiram dúvidas, interagem com a turma, estipulam tarefas e avaliam os trabalhos produzidos. Para fiscalizar a participação efetiva do profissional durante o curso, alguns alunos que recebem o Bolsa Formação serão sorteados aleatoriamente para fazerem provas presenciais.

Telecentros — Para dar suporte aos profissionais que não têm acesso à internet, são colocados à disposição dos profissionais de segurança 270 telecentros em todo o país com computadores e equipamentos de áudio e vídeo. Em Alagoas, existem seis telecentros em funcionamento, sendo dois na capital e quatro no interior (Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Penedo).

Em Maceió, os dois telecentros (estadual e municipal) funcionam na sede da Secretaria de Estado da Defesa Social, localizada ao lado do Quartel Geral da PM, no Centro. Ainda neste início de ano, a Seds irá colocar em funcionamento a quinta unidade de ensino do interior, que será na cidade de Maragogi.
Fonte: Portal Cada Minuto

0 comentários:

Postar um comentário