
Computadores com foco no mercado educacional está na pauta de maioria dos fabricantes que enxergam nesse nicho um ótima oportunidade de mercado. Em junho passado, por exemplo, a cidade fluminense de Piraí anunciou a compra de 5,5 mil computadores educacionais para serem usados na rede municipal de ensino. Os equipamentos, fornecidos pela Positivo, seriam utilizado a partir deste semestre pelos cerca de 6,2 mil alunos das 21 escolas municipais da cidade.
Na ocasião, o presidente da Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso, disse que quando o projeto Um Computador por Aluno (UCA) foi desenhado, a indústria chegou a dizer que seria possível fornecer cada máquina por cerca de 100 dólares, valor que nunca foi alcançado na prática. Na licitação que o Ministério da Educação promove para a compra de 150 mil PCs, o preço médio dos equipamentos ofertados é de 300 dólares.
Em seu discurso, Lula afirmou que o governo vinha trabalhando com a perspectiva de que a indústria nacional pudesse produzir um computador mais barato, de quem se pudesse comprar em grande quantidade. “Mas a verdade é que ninguém conseguiu fazer isso. Sou o maior defensor da indústria nacional. Mas se a indústria não conseguir faz [isso] a um preço acessível, nós vamos ter de importar alguns para fazer com que a eles cheguem à população mais pobre desse País”.
A licitação do MEC, ainda não concluída, prevê o fornecimento de equipamentos com 515 MB de memória RAM mínima, tela de cristal líquido de, no mínimo, 7 polegadas e memória flash de pelo menos 1GB para armazenamento. Além disso, devem ser compatíveis com os padrões wireless 802.11b/g e ter câmera de vídeo e microfone integrados.
Sinalizando sua estratégia no mercado educacional, a Dell lançou na terça-feira (3/11) a ampliação para o Brasil do programa Dell Youth Connect. Em parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), o programa tem o objetivo de atender cerca de 1.100 jovens de até 17 anos com aulas de informática e cidadania, além de engajamento em projetos culturais.
O programa irá patrocinar nove escolas da rede CDI – três em Campinas, três em São Paulo, e outras três em Porto Alegre (RS). Por meio da Dell Global Giving, a empresa também irá doar 55 máquinas ao primeiro centro comunitário Mega CDI, que deve ser inaugurado este mês no Rio de Janeiro.
Lançado no início de 2009 no México e na Índia, o Dell Youth Connect já recebeu cerca de 2,7 milhões de dólares da fundação Dell Global Giving e deve ser estendido para outros dez países no próximo ano.
Fonte: Nando Rodrigues - PC World
0 comentários:
Postar um comentário