1º Encontro Nacional de Coordenadores do Profmat

Por Rosangela Maria Cunha em 21 de janeiro de 2011
Encontro Profmat
Representantes da SBM e do Impa se reúnem na Capes (Foto: ACS/Capes)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sedia, em Brasília, nos dias 20 e 21 de janeiro (2011), o 1º Encontro Nacional de Coordenadores do Programa Mestrado Profissional em Matemática Rede Nacional (Profmat).

O diretor de Educação a Distância da Capes, Celso Costa, destacou a importância do primeiro encontro do Profmat:
"Teremos intensas discussões de como enfrentar esse desafio de fazer a formação semipresencial em nível de mestrado profissional. Trata-se de um desafio que precisa de todas as nossas forças".

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, definiu o Profmat como um projeto ousado e extremamente bem elaborado:
"O Profmat foi concebido com todos os cuidados, por pessoas muito competentes. Tomamos a matemática como modelo, pois é a que tem dentro das ciências, um dos desafios mais profundos. Há muita expectativa e muita demanda. Tenho certeza que o programa será um sucesso e em breve estaremos comemorando os primeiros resultados."

O diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho, chamou a atenção para o fenômeno recente da pós-graduação se voltar para a educação básica:
"Construirmos uma pós-graduação bastante sólida e que ganha reconhecimento internacional. Por outro lado, a escola pública brasileira sofre com uma carência de meios e de formação de professores capacitados. É um dever moral da comunidade científica, prestar atenção nesta assimetria."

O exame nacional de acesso está previsto para ser aplicado em 19/1/2011 e a divulgação do resultado para até 14/3/2011. A aula inaugural deverá ocorrer no dia 2/4/2011 e será transmitida para os polos de todo país.

Atualmente a rede do Profmat é formada por 49 instituições, que atendem 55 cidades, sendo ofertadas um total de 1.200 vagas nesta primeira turma.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CAPES

2 comentários:

Passssssseiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário