Consórcio OpenCourseWare disponibiliza aulas gratuítas

Por EaD Planet em 3 de agosto de 2009

 photos-join
O OCW (OpenCourseWare Consortium), um tipo de rede internacional de cursos abertos, reúne materiais oferecidos pelos professores em sala de aula, provas e todo o conteúdo que o docente usa em suas disciplinas

Iniciado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em abril de 2001, o projeto conta hoje com duas centenas de instituições comprometidas a divulgar ao menos dez disciplinas. "O objetivo é atender tanto quem está ensinando como quem está aprendendo. Um professor pode observar como outro oferece a disciplina e fazer modificações na sua. Um aluno autodidata pode fazer o curso completo, apenas não terá certificação", explica Steve Carson,
presidente do OCW.


Atualmente, o Brasil conta com quatro universidades membros do OCW. Na prática, contudo, apenas a FGV (Fundação Getulio Vargas) possui links para cursos, focados basicamente em administração. Stavros Xanthopoylos, diretor-executivo da FGV Online, adianta que cursos focados em sociologia e filosofia para professores do ensino médio serão disponibilizados neste ano. Os cursos da instituição brasileira são animações em que se segue aula após aula clicando com o cursor em uma seta. Em outras faculdades com disciplinas no OCW, entretanto, a navegação é menos amigável. Um menu reúne os títulos de cada aula, e outro, os documentos, como artigos, para serem baixados. O conteúdo pode ser usado livremente por todos, desde que para fins não comerciais e que seja citada a fonte.

Além das poucas aulas de instituições de ensino nacionais, é possível acessar disciplinas que foram traduzidas para o português pelo Universia, braço educacional da holding Santander. Existem hoje cerca de 150 traduções completas para o português das aulas do MIT. Apoiadas pela instituição, 19 universidades brasileiras planejam a adesão ao OCW. "Não há data marcada. Cada universidade está se organizando internamente", afirma a gerente de relacionamento com as universidades do Universia, Cristiane Louzada.

Veja os links dos materiais:


www.youtube.com/edu - é possível assistir a vídeos de aulas e palestras de universidades norte-americanas. Lá, cerca de 250 universidades norte-americanas disponibilizam seminários, cursos e aulas, além de vídeos institucionais para quem quiser conhecer um pouco melhor as escolas.          

www.universia.com.br/mit/index.jsp - endereço das aulas do MIT traduzidas para o português pelo site Universia

www.ocwconsortium.org - página que reúne todos os colaboradores do consórcio on-line.       

www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx - Link direto para os cursos gratuitos da FGV Online

 

Fonte: André Lobato (colaboração para a Folha)

0 comentários:

Postar um comentário