Linux educacional está disponível no Portal do Software Público

Por Rosangela Maria Cunha em 27 de junho de 2009
O Linux Educacional, software idealizado pelo Ministério da Educação utilizado na informatização das escolas brasileiras, agora é público. O MEC e o Ministério do Planejamento assinaram nesta quinta-feira, 25, documento que inclui a ferramenta no Portal do Software Público Brasileiro.
 
O ato, que ocorreu durante a 10ª edição do Fórum Internacional do Software Livre, em Porto Alegre (RS), coloca o programa à disposição da sociedade com outros 26 já inseridos no portal e garante a continuidade do seu uso pelas instituições de ensino do país.
 
De acordo com o diretor de tecnologia do MEC, José Eduardo Bueno de Oliveira, o ministério estimula o uso e a produção do software livre. Ele lembrou que o Linux Educacional é o aplicativo mais utilizado nas escolas públicas brasileiras e atende às políticas de democratização do acesso ao ensino. “O Linux está nas mais de 500 mil máquinas que foram distribuídas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional [ProInfo]”, salientou.
 
Para Paulo Pinto, gerente de operabilidade da Secretaria de Logística e Tecnologia do Ministério do Planejamento, a medida é importante no sentido de preservar o uso do software. “Infelizmente, iniciativas fantásticas como essas não são perenes, devido às mudanças de governo. O portal garante que essas ações permaneçam, independentemente de interesses particulares, pelo bem da população”, destacou.
Há apenas dois anos no ar, o Portal do Software Público Brasileiro conta com 44 mil usuários. Entre as soluções disponíveis no sítio está o e-Proinfo, ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed). Nele, já estão cadastrados mais de quatro mil usuários.
 
Fórum – O Fórum Internacional do Software Livre, que vai até sábado, 27, é considerado o maior evento de tecnologia do país e recebe, nesta edição, mais de oito mil participantes e 300 atividades. O MEC participa com os programas de tecnologia da informação para a educação desenvolvidos pela Seed, como ProInfo, Portal do Professor, o Banco Internacional de Objetos Educacionais e o Projetor ProInfo, ainda em fase de testes.

Fonte: MEC

0 comentários:

Postar um comentário