Evento mostra casos de sucesso de tecnologias na educação

Por EaD Planet em 14 de maio de 2009
O 1º Encontro Nacional do ProInfo e TV Escola apresentará em 14/05/2009 dez casos de sucesso do uso das ferramentas dos programas de informática do Ministério da Educação pelos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) municipais e estaduais. O evento, que vai até sexta-feira, 15, em Brasília, reúne 500 coordenadores, multiplicadores e técnicos de programas de tecnologia da informação. A meta é expandir e qualificar o uso das tecnologias na sala de aula.


Entre os projetos mais bem-sucedidos está o do NTE de Passo Fundo (RS), chamado O Desafio do Novo Mundo. Nele, ao invés de capacitar apenas um multiplicador do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo Integrado), o núcleo decidiu levar o conhecimento até a escola.

“Durante um dia inteiro motivamos e sensibilizamos os professores sobre a importância do uso da ferramenta na educação. E funcionou”, conta Eoil Lopes Costa Júnior, um dos coordenadores no NTE de Passo Fundo. De acordo com ele, a estratégia promove maior interação entre os profissionais e eficácia na capacitação. “A proposta do ProInfo é auxiliar na educação. Queremos garantir isso e evitar que os professores deixem o equipamento parado”, explica.

Os casos foram selecionados após os seminários regionais realizados ao longo de 2008. Ao todo, são 80 projetos que envolvem o uso das tecnologias na educação. Desses, dez foram escolhidos para ser apresentados no encontro nacional.

Coordenadora no NTE de Volta Redonda (RJ), Giany Nogueira de Abreu trabalhou em uma oficina para acabar com o preconceito em relação ao software livre. “Alguns professores acreditam que utilizar esse software é mais difícil e não estão abertos a novidades. Com a oficina, eles não só aprendem a trabalhar com a ferramenta, mas também a criar. Eles desenvolvem suas aulas de forma cada vez mais diferente”, afirma.

O evento conta ainda com estandes onde são apresentadas as tecnologias do ProInfo e palestras de especialistas sobre as tecnologias educacionais. Nesta quinta-feira, 14, o secretário de educação a distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, estará no evento para ouvir as necessidades, dúvidas e sugestões dos participantes.

Fonte: MEC

0 comentários:

Postar um comentário