VI Encontro de EaD - Mobile Learning

Por EaD Planet em 17 de março de 2009

A Unisa, representada pela Dra. Rosangela Maria Cunha, Assessora de EaD, participou do VI Encontro de EaD - Mobile Learning, considerado hoje um recurso que está na vanguarda da modalidade do ensino a distância.

O Encontro teve a participação do Dr. Rick Kenny, professor doutor da Athabasca University (Canadá); Paulo Hartmann, Pesquisador independente, designer e um dos organizadores do Mobilefest; Romualdo Monteiro de Barros, gerente do Ericsson Mobility World e do Ericsson IMS Expert Center; Dr. Manuel Moran (ECA-USP) e Dr. Fabio Botelho Josgrilberg, gerente de projetos da Pró-Reitoria de Educação a Distância e professor da Pós-graduação em Comunicação Social da Metodista.

A palestra do professor Kenny versou sobre o potencial do uso de tecnologias móveis na educação.

De acordo com o professor Moran, que abordou a questão da integração da internet com telefones celulares, não basta apenas acontecer as convergências tecnológicas; para uma revolução na educação é necessário que comecemos a pensar no modelo educacional vigente como falido e nas possíveis alternativas que se descortinam com as várias tecnologias.

Para o palestrante Paulo Hartmann, a questão da mobilidade proporcionada pela tecnologia gera vários fenômenos, tais como: redefinição do espaço; redução de fronteiras; recolonização do mundo real; computadores se tornando móveis, vestíveis e invisíveis; memória dos lugares (sistema de etiquetas eletrônicas como o Refeed); o mundo real “aumentado” ao invés de “simulado”.

O professor Romualdo Barros Filho, Head do Ericsson Mobility World, falou sobre como as novas tecnologias podem ser aplicadas ao aprendizado. “A indústria da TV, telefonia fixa, móvel e internet vão se unir em um único sistema, o IMS (IP Multmedia Subsystem) que possibilita a convergência entre as mídias com qualidade garantindo integração de serviços e de custos”. O IMS, segundo Filho, “será no futuro próximo, a pedra fundamental do Mobile Learning. Ele disponibilizará informações de qualquer tela, em qualquer suporte”.

Foi apresentada, também, uma pesquisa sobre a percepção no uso de mídias digitais entre estudantes de Ensino Superior, apresentada pelo prof. Fábio Josgrilberg, gerente de projetos da Pró-reitoria a Distância da Universidade Metodista.

0 comentários:

Postar um comentário