Prêmio Professores do Brasil será entregue em dezembro

Por EaD Planet em 27 de novembro de 2013
A entrega do 7º Prêmio Professores do Brasil será dia 12/12/2013, às 10h, no Teatro Brasil 21, em Brasília. Nesta edição, foram recebidos 3.221 relatos de experiências de educadores que trabalham em escolas da educação básica pública nas 27 unidades da Federação.
O objetivo da iniciativa é reconhecer o mérito de professores das redes públicas e a contribuição deles para a melhoria da qualidade da educação básica.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão nacional composta pelo Ministério da Educação. Serão observados itens como clareza e objetividade do relato e do conteúdo; respeito às normas da língua portuguesa; e consistência pedagógica conceitual.
Quanto ao atendimento dos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica (PDE) previsto no regulamento, os avaliadores vão observar se as experiências promovem: o sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem; a permanência do aluno na escola; a participação da família no processo de aprendizagem; a inclusão educacional, social, racial e digital; a formação ética, artística, cultural e cidadã dos estudantes. O último ponto será o potencial de aplicação da experiência em outras realidades educacionais do país.

Premiação
Dos inscritos, 40 professores receberão R$ 6 mil, cada, independentemente da categoria em que tenha concorrido, além de troféu e certificado. Existe ainda um prêmio extra de R$ 5 mil, que será entregue a oito educadores, um em cada subcategoria: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, ensino médio, educação integral e integrada, ciências para os anos iniciais, alfabetização, educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo. Os vencedores do prêmio extra serão conhecidos durante a cerimônia em Brasília.

Os 40 educadores selecionados receberão passagens para Brasília, ida e volta, hospedagem e alimentação. As escolas onde os professores desenvolveram os trabalhos vencedores receberão placa comemorativa.

Trajetória
Nas duas primeiras edições do Prêmio Professores do Brasil, em 2005 e 2007, participaram docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em cada ano foram premiados 20 projetos. A partir de 2008, o prêmio foi estendido para toda a educação básica, incluindo os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. O número de selecionados subiu para 40.

Dados da coordenação geral de tecnologias da educação básica do MEC informam a evolução das inscrições no período. Em 2005 participaram 1.131 experiências. Em 2007 o número cresceu para 1.564, decrescendo em 2008 (779). Voltou a haver crescimento em 2009 (2.100), caindo para 1.612 em 2011. Foram registradas 2.617 inscrições em 2012.

Fonte: INEP - Assessoria de Comunicação Social do Inep, com informações do MEC

0 comentários:

Postar um comentário