Guia de acervos digitais

Por Rosangela Maria Cunha em 18 de abril de 2011
Selecionamos alguns endereços eletrônicos que abrigam acervos digitais de áudio, vídeo, livros, imagem e multimídia.


Áudio

Dance Industries - Oferece, em Copyleft, uma gr

ande variedade de arquivos de MP3 nos gêneros dance, tecno e eletrônica. Em inglês.

International Music Score Library Projecto (IMSLP) - Só é possível ter acesso a partituras e não a arquivos de músicas, porém é considerada a maior biblioteca online de partituras do mundo. Além de todas as obras de domínio público o site oferece músicas de compositores que estejam dispostos a compartilhar seu trabalho com o mundo gratuitamente. Em inglês.

Jamendo - Comunidade de música livre, legal e publicação ilimitada sob as licenças Creative Commons. É possível compartilhar e baixar as músicas. Pode ser acessado em diversos idiomas, inclusive o português.

Mutopia - É possível baixar livremente partituras e arquivos midi de músicas clássicas. Em inglês.



Audio book

Librivox – Extensa coleção de ebooks gratuitos lidos por voluntários. Oferece audio books em diversas línguas.
Projeto Livro Falado - O acervo conta com livros em formato de áudio do Ziraldo, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Pedro Bandeira, Sylvia Orthof, Sonia Junqueira e outros.



Biblioteca digital

Veja página específica em nosso site que contém vários links para diversas Bibliotecas digitais



Imagem

Banco de Imagens do Estado de São Paulo - São mais de

3 mil fotos gratuitas, em alta resolução, de mais de 300 municípios paulistas. Em inglês, espanhol e francês.

Copyright-Friendly - Apresenta várias dicas de links. A maior parte está em Creative Commons Licensing. Em inglês.

Flickr Creative Commons - Muitos usuários do Flickr escolheram oferecer o trabalho deles sob uma licença da Creative Commons, e você pode navegar ou buscar o conteúdo sob cada tipo de licença. Em português.

Freerange - Oferece fotos em alta resolução grátis para uso em projetos pessoais ou profissionais. Para fazer o download das imagens é preciso fazer um cadastro. Fotógrafos

também podem enviar suas fotos e serem remunerados por elas. Em inglês.

Microsoft Office - O portal da Microsoft oferece download de fotos, cliparts, ilustrações e gifs gratuitos. Em português.

MorgueFile - Banco de imagens gratuito aberto a contribuições. Em inglês.

Stock.Xchng - Comunidade onde se compartilham imagens gratuitamente. As imagens têm

pouca resolução, o que é ideal para usos voltados para a web e trabalhos multimídia. Em inglês.



Multimídia

Domínio Público - Biblioteca digital, desenvolvida pelo Ministério da Educação, que disponibiliza gratuitamente textos, imagens, vídeos, áudios que estão livres de direitos autorais. Além de livros de autores da literatura brasileira e portuguesa, o sistema recupera publicações científicas da base de teses e dissertações da CAPES. Em português.

Internet Archive - Organização estadunidense sem fins lucrativos, fundada em 1996. Dedica-se a manter e disponibilizar arquivos multimídia de todos os tipos (imagens, vídeos, áudios, textos, livros e softwares). Oferece acesso gratuito e é possível encontrar um pouco de tudo, até comerciais antigos de televisão. Em inglês.

Wikimedia Commons - Portal do projeto Wikipédia que oferece um grande acervo de imagens, arquivos de áudio e vídeos. Em português e outras línguas.



Vídeo

Black and White Movies - Possui uma grande coleção de filmes antigos, em branco e preto (como diz o nome do site), que podem ser baixados ou só assistidos. São organizados por ano, categoria e por ordem alfabética. Estão todas em domínio público, porém não há legendas. Em inglês.

Emol - O acervo oferece centenas de filmes e cartoons de forma livre e legal, incluindo aqueles que já caíram em domínio público e foram bastante populares durante o século 20. Não é necessário nenhum software específico para baixar ou para assistir os filmes. Em inglês.

Public Domain Torrents - Site onde se pode obter legalmente filmes clássicos e filmes B que caíram no domínio público. Para fazer o download, é preciso usar um software/protocolo para torrents. Dá para assistir aos filmes no DVD, no iPod e até mesmo no Playstation Portátil.

0 comentários:

Postar um comentário