Quem pode frequentar a UAB?

Por Rosangela Maria Cunha em 3 de fevereiro de 2011
UAB
Há duas modalidades de ingresso de estudantes nos cursos ofertados no âmbito do Sistema UAB:

1 - Pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e
2 - Pela candidatura às vagas destinadas à demanda social.

Para ingressar nos cursos do Sistema UAB por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica o candidato deverá:

- ser, necessariamente, professor da educação básica das redes públicas estadual ou municipal,
- preencher os dados constantes da Plataforma Freire,
- candidatar-se a um curso determinado e
- ser aprovado em processo seletivo específico.

Nota: apenas os cursos de licenciatura e de especialização para professores são ofertados nessa modalidade de ingresso.

Já o acesso aos cursos ofertados para a demanda social é aberto a qualquer candidato que atenda aos pré-requisitos do curso e tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela instituição de ensino ofertante. Todos os cursos do sistema UAB podem ter vagas ofertadas nessa modalidade de ingresso.

Os cursos ofertados no âmbito do Sistema UAB, sempre oferecidos por Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), respeitam regras gerais impostas pela legislação vigente e as regras internas de cada instituição. Por isso, antes de decidir sobre sua candidatura é importante que o estudante conheça as regras gerais (definidas pelo MEC) e as regras específicas (definidas pela IES) que regulamentam cada curso.

Todas as relações administrativas (processo seletivo, matrícula, bolsa, certificação e outros) são mantidas entre o estudante e a instituição de ensino ofertante do curso.

Fonte: Universidade Aberta do Brasil

2 comentários:

E como é feita a seleção para o mestrado, também no plano de formação de professores de educação básica? Vivo em MG e sou vinculada ao município de BH.
Valéria Rodrigues

A CAPES publicou, em dúvidas frequentes, questões sobre o Mestrado Profissional a distância.
Confira em: http://www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/63-bolsas-de-estudo/4465-sou-professor-e-quero-saber-mais-informacoes-sobre-a-bolsa-de-mestrado-profissional-a-distancia

Postar um comentário