II Jornada de Geoensino (USP)

Por Rosangela Maria Cunha em 24 de junho de 2010
Caros participantes,

Ontem (23/10/2010) foi muito bom o nosso encontro na USP. No próximo semestre teremos outras possibilidades de ampliarmos o diálogo sobre os prós e os contras da formação de professores pela modalidade da EaD. Agradeço especialmente a professora Maria Elisa, responsável pela coordenação desse e de próximos eventos que oportunizam discussões relevantes sobre o estado da arte na educação a distância. Até o nosso próximo encontro.

Clique aqui para acessar o material apresentado.

3 comentários:

Oi professora, gostaria de saber como fazer para participar da discussão, nem que seja como apenas "ouvinte", visto que como estudante de Pedagogia de um curso de graduação em EaD, esses diálogos muito me interessam.
Aproveito para parabenizá-la pelo blog. Um abraço. Angelo

Caro Angelo,

que pena você não ter participado desse encontro, mas outros estão a caminho no segundo semestre. Desde já faço o convite para a sua apresentação como aluno de EaD, o que tornará o próximo diálogo mais rico - nada como um aluno ao vivo e a cores e um professor que explanam as suas experiências - há, ainda, muitas dúvidas, principalmente do alunado que só estudou ou estuda presencialmente.
Sabe, nesse primeiro diálogo, muito timidamente, um dos presentes relatou que a irmã dele está fazendo pós-graduação a distância, que o curso é "puxado", que o aluno precisa ser disciplinado e motivado. Os outros presentes não tinham essa visão.
Vejo uma necessidade, tanto dos alunos, como dos professores da rede pública e da universidade, de informações e discussões sobre a temática, ou seja, um maior contato com essa nova realidade. Percebi que houve o despertar de interesse pela modalidade, e não apenas a crítica negativa simplesmente; o que, como você sabe, é muito mais fácil exercitar, do tipo: não conheço, não concordo, sou contra a ead e tantos outros “nãos”.
Veja o seu caso, um meu ex excelente aluno presencial fazendo um outro curso, agora a distância e que irá longe, e em futuro breve estará apto, não só a ser um profissional da educação presencial, como já faz, como também estará habilitado a ser um profissional da educação a distância.
No dia 8/6/2010 estive no evento da editora Pearson e um aluno da sua atual universidade, em sua fala, deixou a todos os presentes um recado: "o estudante de educação a distância não pode ser discriminado". Está na lei, cabe o cumprimento. Entre outras opiniões, o estudante externou a necessidade dos gestores e professores darem mais atenção às redes de relacionamento, forma natural dos jovens se comunicarem hoje, o que reforço, utilizo e apoio como educadora.
E para não me alongar mais, essa sua fala, Angelo, foi importante para o meu feedback.
A todos os leitores do blog: continuem enviando suas opiniões, sugestões, afinal esse canal só existe por vocês e para vocês.

Oi professora, obrigado pela atenção ao meu comentário. De fato, os cursos presenciais e de EaD possuem os seus pontos positivos e negativos. Percebo que infelizmente as pessoas potencializam somente os pontos negativos quando se referem ao Ensino a Distância e ele acaba não sendo valorizado e bem visto. Essas pessoas acabam não procurando conhecer mais a fundo o funcionamento do Ensino a Distância, os seus pontos positivos, as ferramentas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, as estatísticas como a do Enade em que os cursos foram melhores do que os presenciais, etc.
Como estudante de EaD, sinto preconceito e comentários maldosos e sem nenhum fundamento acerca dessa forma de estudar. É preciso da minha parte um longo e árduo trabalho de desconstrução de tais opiniões infundadas e que somente colocam em xeque a seriedade, a qualidade e a potencialidade do Ensino a Distância, sem dúvida, uma forma que proporciona a qualquer aluno uma maior autonomia e atuação para a construção de novos conhecimentos. Bem diferente do ensino presencial, que impera na maior parte das vezes a passividade do aluno em relação a aquisição de conhecimentos.

Parabéns pelo excelente blog e, por favor, me informe quando ocorrer novos encontros e discussões, pois quero muito participar. Será um enorme prazer e aprendizado para mim.

Angelo Tiago

Postar um comentário