Governo do Estado e Microsoft Brasil assinam protocolo de intenções

Por Rosangela Maria Cunha em 25 de maio de 2010
O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Microsoft do Brasil fecharam em 24/5/2010 uma parceria para realizar programas de inclusão digital e de capacitação para a população carioca e fluminense, além de viabilizar a doação de softwares e serviços de internet. A proposta, oficializada no Palácio Laranjeiras, pelo governador Sérgio Cabral, pelo vice-governador Luis Fernando Pezão e pelos executivos da empresa, o Chefe de Operações, Kevin Turner, e o presidente da companhia no Brasil, Michel Levy, levará qualificação profissional e oportunidades a milhares de pessoas, em grande parte, moradores de comunidades que estão recebendo investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac).Entre as ações planejadas está o treinamento e a doação de serviços de internet e softwares a 600 famílias de Manguinhos e do Alemão. O protocolo de intenções é, para Cabral, uma grande chance de o estado do Rio de Janeiro avançar em políticas de acesso digital.

- Estamos assinando uma grande parceria, visando agregar valor e conhecimento. Esta parceria trará a possibilidade de avançarmos na política de inclusão digital e na capacitação de alunos da rede estadual e de servidores públicos. Acho que o grande desafio do Brasil, nas próximas décadas, é, sem dúvida, o conhecimento. Somos uma sociedade democrática e temos a grande tarefa de levar conhecimento e condições educacionais de qualidade à população. E isto é impossível sem falarmos em tecnologia da informação, em inclusão digital – disse o governador.

Com o nome de Shape the Future, cuja tradução seria ´moldando o futuro´, o governo estadual e a Microsoft também pretendem oferecer aulas de nível básico de Inglês para jovens, já pensando na preparação para a Copa de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. E a parceria não pára por aí: 600 mil estudantes do ensino médio serão beneficiados com práticas para desenvolver habilidades digitais e preparar os jovens alunos para o mercado de trabalho. Além disso, o protocolo de intenções estabelece a capacitação de professores em ferramentas digitais.

Segundo a secretária de Educação, Tereza Porto, todos estão muito otimistas com a parceria.

- Ela é extremamente importante. Além de apoiar projetos em andamento, a empresa promoverá cursos de inglês e conteúdos de empreendorismo. Enfim, serão inúmeros projetos - comemorou.

De acordo com Michel Levy, presidente da Microsoft no Brasil, o protocolo é uma ampliação de um acordo que já havia sido estabelecido. Agora, o foco é continuar a capacitação de estudantes e professores da rede estadual e aumentar as doações de softwares para comunidades carentes e empresas que se iniciam. A Microsoft também auxilia pequenas empresas instaladas no estado, por meio de treinamento e promoção de práticas de empreendedorismo.

- Queremos promover a empregabilidade, dar mais oportunidades com a capacitação nas comunidades. A ideia é darmos acesso digital a todo cidadão. O Governo do Estado tem um projeto ambicioso para aumentar a empregabilidade. Nas escolas, já fazemos a capacitação de alunos e professores e vamos ampliar isto – ressaltou.

Fonte: Portal do Governo do Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário