UNIVESP inaugura primeiro curso de graduação

Por EaD Planet em 2 de março de 2010
Começou no dia 01/03/2010 o primeiro curso de graduação do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) para aproximadamente 1.350 alunos. Um evento em São Paulo/SP, transmitido para todos os polos UNIVESP de ensino presencial do Estado (interior e litoral), bem como para todos que tiverem acesso ao canal digital aberto,deu início oficial às aulas do curso de Pedagogia Semipresencial - resultado de uma parceria entre a Secretaria do Ensino Superior do Estado e a Universidade Estadual Paulista.

Para Carlos Vogt, o momento é de otimismo. “O dia 1º de março representa uma mudança de paradigma no ensino superior público paulista. Trata-se da primeira aula do primeiro curso de graduação da UNIVESP, que ousa ao ampliar vagas com o uso de tecnologias e oferece aos alunos um nível de qualidade próprio da UNESP”, afirma o Secretário. A oferta de vagas de graduação na UNESP aumentou 21% com as 1.350 vagas oferecidas via UNIVESP - eram 6.374 vagas totais, hoje são 7.724. As vagas UNIVESP significam, ainda, uma expansão de 6,5% relativamente ao total de cursos de graduação das três universidades estaduais – USP, UNICAMP e UNESP. Além disso, o número de vagas para pedagogia nas três universidades praticamente triplicou com o curso UNIVESP/UNESP, passando de 745 para 2.095.

Curso
Em polos distribuídos por 21 cidades do Estado, o curso de Pedagogia semipresencial garantirá a formação superior, pública e de qualidade de aproximadamente 1350 professores. O objetivo é contemplar docentes sem graduação, mas em exercício nas redes pública e privada de ensino. O curso tem duração de 40 meses – o que equivale a pouco mais de três anos –, com carga horária total de 3.390 horas (a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial). As atividades são 60% online – desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet –, e 40% presenciais – realizadas nos polos de atividades presenciais às segundas e quintas-feiras, das 19h às 23h. Pedagogia UNIVESP/UNESP conta ainda com um importante material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital UNIVESP TV, criado especialmente para o Programa UNIVESP.

Três bases estão contempladas na grade curricular do curso: introdução à educação, educação infantil e gestão. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são aliadas para a garantia do conteúdo pedagógico e o ambiente virtual de aprendizagem utilizará recursos da internet e da TV digital. A experiência avançada no uso de tecnologias que a UNESP já tem em cursos de especialização e extensão universitária também será aproveitada em fóruns, bate-papos, acervos digitais, vídeos, livros, textos e softwares. Antes de ser uma novidade, as tecnologias são amplamente desenvolvidas em instituições educacionais de referência internacional, entre elas a Open University (Reino Unido), a Universidade Virtual do Pays de La Loire (França), a Tele-Universidade do Québec (Canadá), a Universidade Virtual de Monterrey (México) e a própria Harvard (Estados Unidos).

A estrutura de apoio aos novos alunos contempla ainda a contratação já realizada de 54 orientadores de disciplina – nome técnico com o qual estão sendo designados os tutores. Estes profissionais trabalharão com os alunos nos polos de ensino presencial do curso de Pedagogia, localizados em 21 cidades, e na internet. Serão responsáveis por mediar aulas presenciais e de videoconferência, supervisionar, aplicar e corrigir as avaliações pedagógicas dos alunos, dar suporte às atividades didáticas virtuais, participar das atividades de capacitação e executar outras atividades estabelecidas pelo Conselho de Curso.

Vestibular
O vestibular do processo seletivo para o curso de Pedagogia semipresencial UNIVESP/UNESP aconteceu no dia 06/12, em uma única fase. A avaliação contou com uma prova de conhecimentos gerais (valendo 60 pontos) e uma redação dissertativa (valendo 40 pontos). Todos os resultados estão disponíveis no site da VUNESP. Ao todo, 7.987 candidatos se inscreveram para preencher as vagas oferecidas. O número é mais que o dobro do total de candidatos aos cursos presenciais de pedagogia nas três universidades estaduais juntas (3.060). Especificamente na cidade de São Paulo, a relação de 15,81 candidatos/vaga deste vestibular é quase quatro vezes maior se comparada com o curso de pedagogia da USP – na cidade de São Paulo - com 4,3 c/v no vestibular de 2010, de acordo com os dados da FUVEST.

Programa UNIVESP
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) foi criada pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas (USP, UNICAMP e UNESP) e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da UNIVESP agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Imprensa Oficial.

Os cursos a serem oferecidos pela UNIVESP têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À UNIVESP cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Ensino Superior.
Fonte: Secretaria de Ensino Superior - SP

0 comentários:

Postar um comentário