Novo Censo da Educação Superior inicia coleta em 18/01/2010

Por Rosangela Maria Cunha em 18 de janeiro de 2010
O Inep abre no dia 18/01/2010 o período para que as instituições de educação superior (IES) preencham o Censo da Educação Superior 2009. A coleta será realizada de 18/01 a 05/04, por meio de preenchimento on line. Serão levantados dados sobre instituições, cursos, docentes e alunos. Diferentemente dos anos anteriores, o Censo passará a levantar informações individualizadas por docente e aluno, assim como ocorre desde 2007 com o Censo Escolar da Educação Básica. Dessa forma, a coleta viabilizará a construção de indicadores mais sólidos que retratem a qualidade dos cursos e instituições do País.

No que diz respeito a instituições, serão coletados dados sobre infra-estrutura da sede, campi e pólos, com a localização e estrutura de bibliotecas e laboratórios. As instituições também devem informar o número vagas ofertadas em cada um de seus cursos, modalidade de ensino, nível acadêmico, vínculo com a unidade e com instalações para aulas práticas.

O Inep está encaminhando ofício a todas as instituições, com mais informações sobre o novo Censo. Para auxiliar no levantamento também foi criado um hot site, com instruções detalhadas sobre o novo sistema e as etapas de preenchimento e migração de dados: http://sitio.censosuperior.inep.gov.br.

Além disso, na próxima semana o Inep inicia um ciclo de treinamentos. De 18 a 22 de janeiro, técnicos da autarquia irão apresentar o novo sistema a 390 instituições de ensino. O encontro reunirá cerca de 500 representantes de IES para treinamento dos procedimentos de migração (importação e exportação) dos dados dos sistemas próprios das instituições para o banco de dados do Censo.

O que é
Realizado anualmente pelo Inep/MEC, o Censo da Educação Superior é o principal instrumento de coleta de informações sobre a educação superior no Brasil. Suas informações subsidiam a formulação e o acompanhamento das políticas e programas da educação superior, contribuindo com o trabalho dos gestores públicos, instituições públicas e privadas, pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países, bem como de organismos internacionais.

Fonte: Portal Inep

0 comentários:

Postar um comentário