Vestibular de Pedagogia semipresencial UNIVESP/UNESP: 6.525 candidatos fizeram a prova

Por Cristina Salvadeo em 7 de dezembro de 2009
Aconteceu domingo, dia 611/2009, em 21 cidades do Estado de São Paulo, o vestibular para o primeiro curso de Pedagogia semipresencial UNIVESP/UNESP. A prova foi realizada pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp). Ao todo, 7.987 candidatos se inscreveram para preencher as 1.350 vagas oferecidas no Estado de São Paulo. Do total de inscritos, 6.525 candidatos compareceram à prova de seleção, o que representa um índice de 18,3% de abstenção (1.462 candidatos ausentes). O número está dentro do esperado: o vestibular da Unesp 2009 teve 17,8% de índice de abstenção.

O processo seletivo para o curso de pedagogia semipresencial Univesp/UNESP acontece nesta única fase. A avaliação contou com uma prova de conhecimentos gerais (valendo 60 pontos) e uma redação dissertativa (valendo 40 pontos). A prova e o gabarito oficial já estão disponíveis no site da Vunesp. A relação de aprovados no vestibular será divulgada no dia 19 de janeiro e as matrículas devem ser realizadas na sequencia, de 3 a 5 de fevereiro. As aulas serão iniciadas no dia 1º de março.

A graduação em pedagogia semipresencial é a primeira oferecida no programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). O curso teve uma média de 5,9 candidatos disputando cada vaga - número quatro vezes maior que a média nacional de candidatos/vaga em pedagogia, de acordo com dados do INEP/MEC.

As 1.350 vagas de pedagogia semipresencial representam um aumento de 21% no total de vagas de graduação oferecidas pela UNESP. Para o Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Vogt, as expectativas para o processo seletivo são as melhores. "Este é um importante passo para a expansão de vagas no ensino superior gratuito e de qualidade, que também garante formação aos professores", afirma Vogt, referindo-se ao direcionamento do curso semipresencial de Pedagogia UNIVESP/UNESP para docentes sem graduação, mas já em exercício nas redes pública e privada de ensino.

Flexibilização com qualidade
O curso semipresencial de Pedagogia UNIVESP/UNESP tem duração de 40 meses - o que equivale a pouco mais de três anos - com carga horária total de 3.390 horas (a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial). O curso tem 60% de suas atividades online, desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet, e 40% das atividades presenciais, realizadas em dois encontros semanais que acontecerão nos polos de atividades presenciais. Pedagogia UNIVESP/UNESP conta ainda com um importante material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital UNIVESP TV, criado especialmente para o Programa UNIVESP. Dessa maneira, os alunos têm uma maior flexibilização de tempo e do horário de estudos.

Fonte: Secretaria de Ensino Superior - SP

0 comentários:

Postar um comentário