Cursos a Distância ganham espaço em Moda

Por Cristina Salvadeo em 22 de julho de 2009

O EAD (Ensino a Distância) vem ganhando espaço entre profissionais de diversas áreas, em destaque no Setor de Moda. Este crescimento é devido à era da informatização e as facilidades que o EAD proporciona, podendo acessar seu curso onde você estiver. Tempo não é mais desculpa, é possível adequar o curso aos seus horários e dialogar com professores e outros estudantes por meio de fóruns e até do twitter. Somente em 2007, de acordo com o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância/2008 (AbraEAD), mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metodologias de ensino à distância.
No Congresso e-Learning Brasil 2009, realizado em São Paulo, o diretor de aprendizado, inovações e soluções de e-learning da Deloitte - Consultoria Internacional em Finanças, Nick van Dam, citou que cerca de 70% de todo o aprendizado de uma pessoa, hoje, é considerado "informal", ou seja, ocorre longe das salas de aula. "Você pode fazer um vídeo com o celular, dar upload e colocá-lo no You Tube. As pessoas costumam aprender com histórias e o vídeo é muito bom nisso. Gravar palestras e disponibilizá-las dá bons resultados.” Nick van Dam exemplifica.
Há modelos “referencia” de instituições de educação à distância em Moda, que oferecem cursos exclusivos nessa modalidade, como Ilasallecampus do Canadá, Vancouver, ou The New School - Parsons AAS Fashion Marketing Online – dos EUA, NY. O modelo atual predominante no Brasil são escolas que oferecem cursos à distância, mas também o faz no ensino presencial.
Pela escassez do curso no Brasil em “Marketing de Moda”, há 1 ano o IBModa – Instituto Brasileiro de Moda - inovou e trouxe o curso em versão EAD, levando – o a regiões em crescimento no setor, exemplificando o Nordeste.
De acordo com André Robic, Diretor Executivo do IBModa, “A escolha do curso EAD se deveu ao fato de muitas pessoas não conseguirem participar dos nossos cursos presenciais, pela distância e/ou pela falta de tempo nos horários em que ele ocorrem. Dessa forma, fizemos um estudo aprofundado e detalhado sobre os cursos disponíveis no mercado (de uma forma geral, não apenas com os de moda) e desenvolvemos nossos cursos com um diferencial muito grande em relação à maioria dos cursos no mercado: mantemos em boa parte o formato dos cursos presenciais, com alguns horários agendados para encontro de toda a turma com o professor, utilizando ferramentas de chat e de videoconferência para troca de idéias e apresentação de trabalhos. Isso, mesmo fazendo com que as pessoas tenham que assumir um certo compromisso de horário, faz com que vantagens dos cursos online, tais como networking entre alunos e com os professores e esclarecimento e discussão de casos possam ser aplicados, potencializan do os resultados do ensino.”.
O curso conta com as mais diferenciadas plataformas de ensino online como: Fóruns de discussão, Plantão de dúvidas, Video Aula e Animações que fazem do ambiente virtual ainda mais agradável e interativo.
Dica: confira uma introdução do curso no site do IBModa.
Uma nova linguagem de ensino, que mesmo fora da sala de aula apresenta qualidade e proximidade com o aluno onde ele estiver.

Fonte: Portal Tottalmarketing

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