USP de Ribeirão lança primeiro MBA a distância

Por Cristina Salvadeo em 4 de março de 2011
A Universidade de São Paulo (USP), um dos principais centros de pesquisa do mundo e uma das mais prestigiadas instituições do País, está com matrículas abertas para seu primeiro MBA a distância na área de negócios. O curso, com o tema Gestão Estratégica a Distância USP, é direcionado a executivos de diversas áreas e foi concebido por professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

O objetivo do curso é atender profissionais em ascensão gerencial que, em razão do constante deslocamento, ficam impedidos de participar de um programa sólido de educação continuada. O curso completo possui carga horária de 360 horas e foi estruturado de forma inédita e inovadora unindo conteúdos como Finanças, Gestão de Pessoas e Estratégia. O conteúdo é transmitido totalmente a distância, com provas presenciais em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal.

"O curso a distância foi a forma que encontramos de utilizar as novas tecnologias a favor dos estudantes que querem aliar o reconhecimento de uma instituição como a USP com a facilidade de acompanhar os conteúdos através da internet", comenta David Forli Inocente, que é o vice-coordenador do curso.

A coordenação do programa é dos professores Alberto Borges Matias, da área de Finanças, Irene Miura, da área de Gestão de Pessoas e de David Inocente, da área de Desenvolvimento de Executivos. O curso terá início dia 16 de maio de 2011 com e-aulas ao vivo realizadas às quartas-feiras das 20 h às 22 h. As inscrições estão abertas e vão até o dia 30 de março. O custo é R$ 200 e o processo seletivo dividido em quatro fases: prova de seleção on-line, estudo de caso, análise de currículo (experiência gerencial) e entrevista. Mais informações podem ser obtidas no site www.mbausp.org.br ou pelo telefone (16) 2111 0250.

Forli ressalta que, ainda que boa parte do processo seja pela internet, o nível de exigência e qualidade não será menor que nos demais cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo. "Mudamos apenas a forma de selecionar, mas o rigor segue o mesmo", salienta.

Tecnologia

A inovação também está presente na metodologia de ensino que envolve a qualidade da Universidade de São Paulo (USP), interdisciplinaridade e destaque para atividades práticas. Para isso, o curso faz uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem onde há diversas mídias para realização de atividades e a entrega principal do conteúdo se dá em e-aulas ao vivo com voz, vídeo e interação em plantões on-line, fóruns, e trabalhos em grupo.

Matias explica que uma das ferramentas que possibilita o conteúdo prático do curso da USP é a utilização de estudos de caso no sistema de Aprendizagem Baseada em Problemas ou Problem Based Learning, que se diferencia por levar ao ambiente de aula realidades e experiências dos participantes a serviço da solução do caso. "Haverá uma interação, certamente, muito benéfica que ajudará na formação

0 comentários:

Postar um comentário