Processo seletivo para Pesquisador no NIED-UNICAMP

Por EaD Planet em 7 de janeiro de 2010
*EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO - PESQUISADOR*
A Diretoria Geral de Recursos Humanos, através da Diretoria de Administração de Pessoal, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de Provas e Títulos, para preenchimento de 01 (uma) função de Pesquisador (Pq), nível “C”, junto à ÁREA TECNOLÓGICA E/OU EDUCACIONAL, com ênfase no desenvolvimento de projetos de sistemas computacionais para fins educacionais, no Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED, da Universidade Estadual de Campinas.

*DA JORNADA E DO REGIME DE TRABALHO*
A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, em regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, com dedicação exclusiva às atividades do Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED, vedado o exercício de outra atividade pública ou particular, remunerada ou não, salvo as acumulações legais.


*DAS INCRIÇÕES*
As inscrições estarão abertas de 14/12/2009 a 13/01/2010, e deverão ser feitas junto à Secretaria do Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED, localizada na Rua 06 de agosto, nº 50 - Prédio V da Reitoria, 2º piso, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Distrito de Barão Geraldo, Campinas-SP, das 9h às 11h30min e das 14h às 16h30, de segunda a sexta-feira, dentro do prazo indicado.

A inscrição será solicitada por meio de requerimento escrito, contendo nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão do candidato, dirigido à Profa Dra Maria Cecília Calani Baranauskas, Coordenadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED, a quem caberá deferir ou indeferir as inscrições.

*DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO*
Juntamente com o requerimento de inscrição, o candidato deverá entregar a seguinte documentação:
a) cópia do documento de identidade;
b) prova de que é portador do título de doutor outorgado pela UNICAMP, por ela reconhecido ou de validade nacional, pertinente à área indicada pelo presente edital;
c) 05 (cinco) cópias do Curriculum Vitae documentado, contendo as atividades
realizadas, em que sejam comprovados os trabalhos publicados e as demais informações que permitam cabal avaliação dos méritos, a saber: títulos acadêmicos; atividades científicas, técnicas e profissionais; atividades afins e seus períodos de exercício;
d) original da procuração e cópia da identidade do procurador, quando for o caso.

O candidato que tenha obtido o título de doutor no exterior deverá, caso aprovado, obter o reconhecimento para fins de validade nacional no prazo de um ano, a contar da efetivação da admissão, sob pena de desligamento automático.

O Curriculum Vitae pode ser aditado, completado ou instruído com documentos comprobatórios até a data fixada para o encerramento das inscrições.


*DOS REQUISITOS MÍNIMOS*
São requisitos formais mínimos para o ingresso na carreira de Pesquisador – Pq , nível “C”, na vaga que trata o presente edital:
a) ser portador, no mínimo, do título de doutor, outorgado pela UNICAMP ou por ela reconhecido, ou de validade nacional, pertinente à área indicada no presente edital;
b) atender aos requisitos do Perfil Quantitativo Mínimo correspondente ao nível “C” do Núcleo, conforme Anexo I deste edital.


*DAS AVALIAÇÕES*
As avaliações ocorrerão no dia 22/02/2010, das 9h às 17h, nas dependências do Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED.

Os locais, datas e horários das avaliações* *poderão ser alterados no interesse da Universidade, sendo que a comunicação de qualquer alteração será feita* *pela Universidade com, no mínimo, 05 (cinco) dias de antecedência.

O presente processo seletivo contará com as seguintes avaliações:

a) Títulos, em que serão considerados os títulos acadêmicos do candidato na área em que deverá atuar.
b) Análise dos Trabalhos, em que será considerado o conjunto de atividades de natureza científica, cultural ou técnica, realizado pelo candidato, individualmente ou em equipe, compreendendo:

I – trabalhos científicos ou relatórios técnicos publicados:
- artigo publicado em revista com corpo editorial;
- artigo publicado em revista sem corpo editorial;
- livro;
- capítulos de livros;
- traduções de artigos ou livros;
- resenha de livros, prefácios, orelhas de livro;
- artigos publicados em Anais de Congresso;
- trabalhos apresentados em Congresso;
- resumos publicados em Anais de Congresso;
- artigo de revisão: estudo resumido, analisado e discutido de matéria já publicada;
- nota: relato de investigação, com observações inéditas que, pela sua apresentação sucinta, não se enquadre na categoria de artigo científico;
- relatórios técnicos;
- pedidos de patente;
- filmes, vídeos, CD-ROM, gravações fonográficas ou audiovisuais;
- criação de obras artísticas.

II – apoio, execução ou gerenciamento de pesquisa.

III – desenvolvimento de novos processos, equipamentos ou produtos.

c) Prova Escrita, com duração de 03 horas, composta por questões dissertativas relacionadas aos seguintes temas:

- Informática na Educação;
- Desenvolvimento de software com finalidades educacionais;
- Educação a distância;
- Robótica Pedagógica.

d) Arguição do candidato sobre o conteúdo do seu Curriculum Vitae, prova escrita e trabalhos profissionais.

A Prova Escrita (item c) tem caráter eliminatório. Só serão convocados para a Argüição (item d), os candidatos aprovados na Prova Escrita (item c).

A data/horário de cada Arguição (item d) será informada quando da divulgação dos resultados da Prova escrita (item c).

A cada avaliação serão atribuídos os seguintes pesos:

I. Títulos – Peso dois (02) **
II. Análise dos Trabalhos – Peso dois (02) **
III. Prova Escrita – Peso três (03)
IV. Arguição - Peso três (03)


*DO JULGAMENTO*
A Comissão Julgadora do processo seletivo será constituída por 5 membros, portadores, no mínimo, do título de doutor, além das demais qualificações exigidas para a função posta em seleção, nos termos da Deliberação CAD-A-2/2005.

À Comissão Julgadora caberá examinar os títulos apresentados, acompanhar as avaliações da seleção e emitir parecer circunstanciado sobre o resultado do processo seletivo, indicando a classificação dos candidatos.

Cada membro da Comissão Julgadora dará nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada candidato, em cada uma das avaliações.

A nota do candidato em cada avaliação será a média simples das notas atribuídas pelos examinadores.

A média final do candidato será a média ponderada das notas finais das avaliações.

Terminadas as avaliações, a Comissão Julgadora emitirá parecer circunstanciado sobre o resultado do processo seletivo, indicando a classificação dos candidatos.

Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 7,0 (sete), sendo os classificados em ordem decrescente, de acordo com a nota obtida.

O empate entre candidatos em relação à média final será decidido pela Comissão Julgadora, que indicará a classificação dos candidatos utilizando os seguintes critérios de desempate, na sequência: maior nota na Prova Escrita, maior nota na Arguição e maior nota na Análise dos Trabalhos.

O resultado do processo seletivo será submetido à homologação da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE.

A relação dos candidatos classificados será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, com as notas finais obtidas pelos mesmos.


*DAS DISPOSIÇÕES GERAIS*

Do resultado do processo seletivo caberá recurso, exclusivamente de nulidade, dirigido à Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, no prazo de 02 (dois) dias contados da publicação dos resultados no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

A validade do processo seletivo será de 12 (doze) meses, a partir da data da publicação da homologação dos resultados pela CEPE, podendo ser prorrogado por igual período.

Durante o prazo de validade do processo seletivo, poderão ser providas novas funções afins a este edital que vierem a vagar, para aproveitamento de candidatos habilitados, respeitada a ordem de classificação.

A admissão se dará em caráter experimental por um período de 90 (noventa) dias, durante o qual a aptidão e a capacidade do aprovado serão objetos de avaliação para o desempenho da função.

O presente processo seletivo obedecerá às disposições contidas na Deliberação CAD-A-2/2005, a qual também está disponível no endereço eletrônico: http://www.pg.unicamp.br/delicad/2005/CAD02A05.htm.


Campinas, 07 de Dezembro de 2009.

Profa Dra Maria Cecília Calani Baranauskas


Anexo I

Perfil Quantitativo Mínimo para ingresso na função Pq C

- Ser portador, no mínimo, do título de Doutor outorgado pela UNICAMP, ou por ela reconhecido, ou de validade nacional, na área de atuação ou áreas afins do Núcleo;

- Ter experiência na área de desenvolvimento de projetos de sistemas computacionais para fins educacionais;

- Ter participado e/ou estar participando de, pelo menos, 1 (um) projeto de pesquisa como pesquisador;

- Ter, pelo menos, 4 (quatro) produções;

- Ter apresentado publicamente sua produção em, pelo menos, 3 (três) eventos de diferentes naturezas, segundo a área de atuação ou áreas afins do Núcleo.

0 comentários:

Postar um comentário