Universidades iniciam matrícula de docentes selecionados

Por EaD Planet em 17 de agosto de 2009

Os 97.557 professores das redes públicas candidatos a ingresso em cursos de licenciatura neste semestre devem consultar o andamento das suas pré-inscrições a partir de segunda-feira, dia 17/08/2009. A consulta será na Plataforma Freire, mesmo espaço onde o professor fez o cadastro, escolheu a instituição, indicou o curso que deseja fazer e registrou a senha.
Para este semestre estão disponíveis 57.828 vagas de licenciaturas em instituições de ensino superior públicas de 17 estados. Na Plataforma Freire, o professor receberá informação personalizada sobre o andamento da sua inscrição: se foi aceito pela secretaria de educação a que está vinculado, se participará de sorteio feito pela universidade, se a vaga está garantida, se está matriculado no curso.
O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Bielschowsky, recomenda que os professores consultem a plataforma para se manterem informados sobre as suas possibilidades. O objetivo é que todo professor selecionado garanta a matrícula. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, anunciou que segunda-feira, 17, chamará os inscritos para fazer a matrícula.
Até às 16h50 desta sexta-feira, 14, as secretarias estaduais e municipais de educação informaram ao MEC que validaram e autorizaram a inscrição de 75.696 professores, mas o processo continua aberto.
De acordo com o secretário Carlos Bielschowsky, o MEC encaminhará neste domingo, dia 16, as listas dos professores para todas as instituições que abriram vagas. Se uma universidade tem mais candidatos que vagas, o ministério sugere que a seleção seja por sorteio.
Compromisso – O secretário de Educação a Distância lembra que o governo federal assumiu o compromisso de oferecer formação superior a todos os professores das escolas públicas da educação básica que têm apenas o nível médio ou que lecionam em área diferente da sua formação. Além das mais de 57 mil vagas abertas neste semestre, estão programados mais quatro ingressos de professores no primeiro e no segundo semestres de 2010 e de 2011. No conjunto, estão previstas 330 mil vagas.

Fonte: MEC

0 comentários:

Postar um comentário