Instituições de ensino disponibilizam aulas e palestras gratuitas na internet

Por Cristina Salvadeo em 14 de abril de 2010
Interessante o levantamento que o jornal Folha de São Paulo publicou recentemente sobre as instituições de ensino que começaram a disponibilizar aulas e palestras na internet (de forma gratuita).

Veja a íntegra da reportagem:
"Mais de 200 universidades já estão disponibilizando partes do material usado em suas aulas gratuitamente na internet. A tendência começou no ano de 2000, quando o MIT (Massachusetts Institute of Technology) lançou a tendência, segundo o "New York Times".

Hoje, a instituição publica aulas em áudio e vídeo e oferece tradução de alguns materiais para línguas como português, espanhol e chinês. Apesar disso, não oferece certificados.

Da prática do MIT, surgiu um consórcio para estimular essa divulgação, o OpenCourseWare Consortium (ocwconsortium.org), cujo site traz a lista de participantes.

No Brasil, a Fundação Getulio Vargas participa da iniciativa e oferece cursos de áreas como gestão empresarial e metologia, além de conteúdo para professores do Ensino Médio.

Os alunos não obtêm certificado, mas, se acertarem mais de 70% de uma prova de dez questões ao final do curso, a fundação oferece uma declaração de término do curso.

Algumas universidades também publicam conteúdo em um canal específico do YouTube para a educação, o youtube.com/edu. Entre os destaques estão vídeos das universidades de Cambridge e Stanford, com palestras.

Outra iniciativa é a Universidade P2P (p2pu.org), que trabalha com ciclos de cursos gratuitos e já oferece opções em português, organizadas pela Casa de Cultura Digital.

Segundo o site, o projeto está em fase inicial, testando possíveis estruturas de curso, comunicação e organização.
Por enquanto, são oferecidos cursos agendados que duram seis semanas.

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
Oferece cursos em áreas como gestão empresarial e metodologia, além de assuntos de capacitação de professores. Oferece declaração de conclusão do curso se o aluno passar por uma prova.

UTAH STATE UNIVERSITY
A universidade oferece partes do conteúdo usado em aula para download, incluindo alguns testes. O material abrange áreas como física, psicologia, artes, economia e antropologia. Em inglês.

YALE UNIVERSITY
Os cursos do Open Yale Course falam de astronomia, química, história da arte e outras áreas. Inclui transcrição, áudio e vídeo das aulas. Não oferece certificação. Em inglês.

UC BERKELEY
Disponibiliza conteúdo nas áreas de política, biologia, estatística, saúde pública e outras. Os cursos são em formato de podcast e webcast. É possível assinar RSS do conteúdo. Em inglês.

MIT
A instituição publica o material de seus cursos e tem opções em áudio e vídeo. Existem cursos traduzidos para línguas como português, tailandês e espanhol. Não dá certificado.

NOTRE DAME UNIVERSITY
Traz aulas de departamentos de estudos asiáticos, teologia, estudos de gênero e outros. É possível assinar RSS para saber do surgimento de novos cursos. Não oferece certificado. Em inglês.

Fonte: Amanda Demétrio - Folha de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário