10 Universidades com cursos gratuitos na web

Por Rosangela Maria Cunha em 6 de janeiro de 2012
Inicialmente há que se dizer: os cursos destas instituições não oferecem um caminho para obtenção de certificados ou diplomas, mas são importantes recursos caso você queira aprender com alguns dos melhores professores do mundo.
Segue a lista:

1. Massachusetts Institute of Technology
Se você estiver procurando por uma ampla gama de cursos gratuitos oferecidos on-line, o MIT é a sua melhor opção. São mais de 1.800 cursos gratuitos oferecidos através da escola OpenCourseWare projeto (OCW). Os cursos são em formatos de texto, áudio e vídeo e traduzido para várias línguas diferentes.

2. Open University
A Universidade Aberta é a maior instituição acadêmica do Reino Unido e líder mundial em ensino a distância. O website do OpenLearn dá a todos acesso livre para ambos os cursos e materiais de cursos de pós-graduação da Universidade. Os cursos abrangem uma ampla gama de tópicos, incluindo as artes, história, negócios, educação, informática e computação, matemática e estatística, ciência, saúde e tecnologia.

3. Carnegie Mellon University
Oferece uma série de cursos gratuitos on-line e materiais através de um programa denominado Iniciativa de Aprendizagem Aberta. São cursos em nível universitário introdutório que incluem ofertas tais como estatística, biologia, química, economia, francês e física.

4. Tufts University
Como o MIT, a Tufts University tem OpenCourseWare que está disponível gratuitamente para todos. Os cursos são classificados por escola e incluem tarefas, notas de aula e outros materiais complementares.

5. Stanford University
É uma das líderes mundiais em instituições acadêmicas, uniu forças com o iTunes U para fornecer acesso a cursos de Stanford, palestras e entrevistas. Estes cursos podem ser baixados e reproduzidos em iPods, PCs e Macs e também pode ser gravado em CD. Se você não tem o iTunes, você pode baixá-lo aqui gratuitamente.

6. University of California
A UC Berkeley, uma das melhores universidades públicas dos EUA, vem oferecendo transmissões ao vivo e sob demanda de muitos dos seus cursos desde 2001. Centenas de aulas estão disponíveis como podcasts e webcasts. Os cursos abrangem uma gama variada de assuntos, incluindo astronomia, biologia, química, programação de computadores, engenharia, psicologia, estudos jurídicos e de filosofia.

7. Utah State University
A Utah State University também oferece acesso a cursos online gratuitos através do OCW. A opções de estudo incluem de um tudo, desde a antropologia às artes, física e teatro. Os cursos podem ser baixados como arquivos zip ou visualizados diretamente no site.

8. Kutztown University of Pennsylvania
O Centro Kutztown Universidade para o Desenvolvimento Small Business oferece a maior coleção de cursos de negócios gratuitos disponíveis na web. Os tópicos do curso incluem o empreendedorismo, contabilidade, finanças, governo, direito empresarial, marketing e vendas. Há textos, estudos de casos interativos, slides, gráficos e streaming de áudio para ajudar a demonstrar os conceitos apresentados em cada curso.

9. University of Southern Queensland
A Universidade de Southern Queensland, na Austrália, fornece acesso online gratuito diferentes cursos por meio de mais uma iniciativa OpenCourseWare. OS Cursos de cada uma das cinco faculdades que compõem a Universidade estão disponíveis na web, cobrindo uma ampla gama de tópicos, incluindo a comunicação, a ciência, planejamento de carreira, tecnologia, ensino e criação de multimídia.

10. University of California, Irvine
A UC Irvine é também um membro do Consórcio OCW. Sua lista crescente de cursos abrange temas como planejamento financeiro, recursos humanos, mercado de capitais e e-marketing. Materiais do curso incluem apostilas, anotações de aula, trabalhos e exames.

1 comentários:

PARABÉNS A VOCÊS PELO EXCELENTE TRABALHO !!!!! CONHECI O BLOG DE VOCÊS HOJE E ELE JA ME FOI DE GRANDE AJUDA PARA MEUS OBJETIVOS PROFISSIONAIS NA EAD!

OBRIGADA!!!!

Postar um comentário